MORTERO PLAZA SIGLO XVI

Antes da restauração

A Equipe Indústria Mecânica realizou em junho de 2020 a reforma de um Mortero Plaza Siglo XVI datada de 1512 peça histórica gerada no século XVI no governo de Carlos V do Sacro Império Romano-Germânico, sendo que em 1506, Carlos herdou os territórios da Borgonha de seu pai, que incluíam o Franco-Condado e, principalmente, os Países Baixos. Esses últimos territórios estavam no interior do Sacro Império Romano e em suas fronteiras, mas foram formalmente divididos entre feudos do reino alemão e franceses, como o local de nascimento de Carlos na Flandres, um último remanescente do que havia sido um poderoso ator na Guerra dos Cem Anos. Como menor de idade, sua tia Margarida da Áustria (nascida como arquiduquesa de Áustria e em ambos os casamentos como princesa viúva das Astúrias e duquesa viúva de Saboia) atuou como regente, conforme indicado pelo imperador Maximiliano até 1515.

Processo da Restauração

O canhão em questão é uma boca de fogo de artilharia também conhecida como Peça, destinada a disparar granadas em tiro tenso, de calibre superior a 20 mm e que pode ser montado sobre uma carreta ou outro reparo qualquer. Consiste basicamente num tubo fechado na extremidade na qual é colocado o projétil, com uma carga de projeção para impeli-lo a longa distância, com grande velocidade inicial. Sustentam alguns que foram os chineses os inventores do canhão; outros dão a primazia aos mouros, que o teriam utilizado na Península Ibérica, em 1305, no Cerco de Ronda.

Processo da Restauração

 

Sr. Carlos Alberto Scuracchio

Há documentos que comprovam a introdução de duas bocas de fogo na batalha de Metz, em 1324.

Agradecimento ao apoio da Equipe Indústria Mecânica, o empenho e cordialidade do Sr. Carlos Alberto Scuracchio na recuperação e a Diretoria da Equipe Industria Mecânica na figura dos Senhores Pedro, Bruno e Ricardo Danelon pelo apoio ao Tiro de Guerra TG 02 028

A peça em questão foi restaurada a originalidade através da recuperação de adornos em bronze feito com a utilização de solda para recuperação e polimento , o carro em madeira após o reparo foi envernizado para aumento de sua vida útil e as identificação da peça de disparo forma polida ao estado original.

Canhão Restaurado

Canhão Restaurado